Machado de Assis

"A Melhor definição do Amor não vale um beijo."

"Não precisa correr tanto; o que tiver de ser seu às mãos lhe há de ir."

"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar."

"As melhores mulheres pertencem aos homens mais atrevidos.
Mulheres são como maçãs em árvores. As melhores estão no topo... Os homens não querem alcançar essas boas, porque eles têm medo de cair e se machucar. Preferem pegar as maçãs podres que ficam no chão, que não são boas como as do topo, mas são fáceis de se conseguir. Assim as maçãs no topo pensam que algo está errado com elas, quando na verdade, ELES estão errados... Elas têm que esperar um pouco para o homem certo chegar, aquele que é valente o bastante para escalar até o topo da árvore."

"A Gratidão de quem recebe um benefício é sempre menor que o prazer daquele que o faz."

O ESPELHO
"Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro."

"Defeitos não fazem mal, quando há vontade e poder de os corrigir".

QUANDO ELA FALA

Quando ela fala, parece
que a voz da brisa se cala;
talvez um anjo emudece
quando ela fala.

Meu coração dolorido
as suas magoas exala.
E volta ao gozo perdido
quando ela fala.

Pudesse eu eternamente,
ao lado dela, escutai-a,
ouvir sua alma inocente
quando ela fala.

Minh'alma, já semi-morta,
conseguira ao céu alça-la,
porque o céu abre uma porta
quando ela fala.

"Descobri uma lei sublime, a lei da equivalência das janelas, e estabeleci que o modo de compensar uma janela fechada é abrir outra, a fim de que a moral possa arejar continuamente a consciência".

"Tinha o aspecto das naturezas cálidas, e podia-se dizer, que, na realidade, resumia todo o amor. Resumia-o sobretudo naquela ocasião, em que exprimia mudamente tudo quanto pode dizer a pupila humana".

"Trata de saborear a vida; e fica sabendo, que a pior filosofia é a do choramingas que se deita à margem do rio para o fim de lastimar o curso incessante das águas. O ofício delas é não parar nunca; acomoda-te com a lei, e trata de aproveitá-la".

"A ausência diminui as paixões medíocres e aumenta as grandes, como o vento apaga as velas e atiça as fogueiras."

"Palavra puxa palavra, uma idéia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução, alguns dizem mesmo que assim é que a natureza compôs as suas espécies."

"O grau de espírito que nos deleita dá a medida exata do grau de espírito que possuímos."

"...Em geral a mulher sabe que é amada por um homem, antes mesmo que ele o perceba..."

"O medo é um preconceito dos nervos. E um preconceito desfaz-se; basta a simples reflexão."

"A vida estrebuchava-me no peito, com uns ímpetos de vaga marinha, esvaía-se-me a consciência, eu descia à imobilidade física e moral, e o corpo fazia-se-me planta, e pedra, e lodo, e coisa nenhuma."
"
"Não gosto de lágrimas, ainda em olhos de mulheres, sejam ou não bonitas; são confissões de fraqueza, e eu nasci com tédio aos fracos
. Ao cabo, as mulheres são menos fracas que os homens,ou mais pacientes, mais capazes de sofrer a dor e a adversidade..."

"O amor não é mais que um instrumento de escolha; amar é eleger a criatura que há de ser a companheira na vida, não é afiançar a perpétua felicidade de duas pessoas, porque essa pode esvair-se ou corromper-se."

"Há consolações maiores, de certo, e uma das mais excelentes é não padecer esse nem outro mal algum, mas a natureza é tão divina que se diverte com tais contrastes, e aos mais nojentos ou mais aflitos acena como uma flor."

5 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Já li alguns livros deste escritor fantástico. e fiquei encantada com suas palavras,com a forma detalhada e completa que dá a suas obras!
    Adoreeii todas suas frases e textos, dos quais muitos falam sobre a mulher, essa criatura encantadora, afável, poderosa e forte! São histórias que nos fazem presenciar tudo de perto, como se fóssemos algum personagem, a sentir as mesmas emoções destes! Historias que contam com pensamentos e palavras que servem como exemplo a estudarmos mais, a lermos mais.Sem contar que "Dom Casmurro" até hj é um mistério que quem jah leu o livro tenta decifrar!

    Mylena

  1. my own world disse...:

    fodastico esse site!
    pena que essa essencia de fazer coisas bonitas foi perdida por que meia duzia de homens nao sabem como tratar uma mulher dignamente!

  1. Unknown disse...:

    Aonde mesmo que assino????rs...fodástico,fubético!

  1. Unknown disse...:

    São frases e poemas muito fantástico mesmo, essas frases nos fazem pessar na pessoa que somos.

  1. Marcinha disse...:

    Gostaria de saber o nome dos livros onde foram extraídas as frases do grande Machado de Assis.. achei mto bom este site... boa sorte e parabéns!

Postar um comentário