Clarissa Pinkola Estes


"Todas nós temos anseio pelo que é selvagem. Existem poucos antídotos aceitos por nossa cultura para esse desejo ardente. Ensinaram-nos a ter vergonha desse tipo de aspiração. Deixamos crescer o cabelo e o usamos para esconder nossos sentimentos. No entanto, o espectro da Mulher Selvagem ainda nos espreita de dia e de noite. Não importa onde estejamos, a sombra que corre atrás de nós tem decididamente quatro patas."

"Os lobos saudáveis e as mulheres saudáveis têm certas características psíquicas em comum: percepção aguçada, espírito brincalhão e uma elevada capacidade para a devoção. Os lobos e as mulheres são gregários por natureza, curiosos, dotados de grande resistência e força. São profundamente intuitivos e têm grande preocupação para com seus filhotes, seu parceiro e sua matilha. Tem experiência em se adaptar a circunstâncias em constante mutação. Têm uma determinação feroz e extrema coragem."

"As questões da alma feminina não podem ser tratadas tentando-se esculpi-la de uma forma mais adequada a uma cultura inconsciente, nem é possível dobrá-la até que tenha um formato intelectual mais aceitável para aqueles que alegam ser os únicos detentores do consciente. "

"Não importa a cultura pela qual a mulher seja influenciada, ela compreende as palavras mulher e selvagem intuitivamente.
Quando as mulheres ouvem essas palavras, uma lembrança muito antiga é acionada, voltando a ter vida. Trata-se da lembrança do nosso parentesco absoluto, inegável e irrevogável com o feminino selvagem, um relacionamento que pode ter se tornado espectral pela negligência, que pode ter sido soterrado pelo excesso de domesticação, proscrito pela cultura que nos cerca ou simplesmente não ser mais compreendido. Podemos ter-nos esquecido do seu nome, podemos não atender quando ela chama o nosso; mas na nossa medula nós a conhecemos e sentimos sua falta. Sabemos que ela nos pertence; bem como nós a ela."

"O anseio pela mulher selvagem surge quando nos encontramos por acaso com alguém que manteve esse relacionamento selvagem. Ele brota quando percebemos que dedicamos pouquíssimo tempo à fogueira mística ou ao desejo de sonhar, um tempo ínfimo à nossa própria vida criativa, ao trabalho da nossa vida ou aos nossos verdadeiros amores."

"Quando as mulheres reafirmam seu relacionamento com a natureza selvagem, elas recebem o dom de dispor de uma observadora interna permanente, uma sábia, uma visionária, um oráculo, uma inspiradora, uma intuitiva, uma criadora, uma inventora e uma ouvinte que guia, sugere e estimula uma vida vibrante nos mundos interior e exterior. Quando as mulheres estão com a Mulher Selvagem, a realidade desse relacionamento transparece nelas. Não importa o que aconteça, essa instrutora, mãe e mentora selvagem dá sustentação às suas vidas interior e exterior."

"De que maneira a Mulher Selvagem afeta as mulheres? Tendo a Mulher Selvagem como aliada, como líder, modelo, mestra, passamos a ver, não com dois olhos, mas com a intuição, que dispõe de muitos olhos. Quando afirmamos a intuição, somos, portanto, como a noite estrelada: fitamos o mundo com milhares de olhos."

"0 arquétipo da Mulher Selvagem, bem como tudo o que está por trás dele, é o benfeitor de todas as pintoras, escritoras, escultoras, dançarinas, pensadoras, rezadeiras, de todas as que procuram e as que encontram, pois elas todas se dedicam a inventar, e essa é a principal ocupação da Mulher Selvagem. Como toda arte, ela é visceral, não cerebral. Ela sabe rastrear e correr, convocar e repelir. Ela sabe sentir, disfarçar e amar profundamente. Ela é intuitiva, típica e normativa. Ela é totalmente essencial à saúde mental e espiritual da mulher."

"E então, o que é a Mulher Selvagem? Do ponto de vista da psicologia arquetípica, bem como pela tradição das contadoras de histórias, ela é a alma feminina. No entanto, ela é mais do que isso. Ela é a origem do feminino. Ela é tudo o que for instintivo, tanto do mundo visível quanto do oculto - ela é a base. Cada uma de nós recebe uma célula refulgente que contém todos os instintos e conhecimentos necessários para a nossa vida.
Ela é a força da vida-morte-vida; é a incubadora. É a intuição, a vidência, é a que escuta com atenção e tem o coração leal. Ela estimula os humanos a continuarem a ser multilíngües: fluentes no linguajar dos sonhos, da paixão, da poesia. Ela sussurra em sonhos noturnos; ela deixa em seu rastro no terreno da alma da mulher um pêlo grosseiro e pegadas lamacentas. Esses sinais enchem as mulheres de vontade de encontrá-la, libertá-la e amá-la.
Ela é idéias, sentimentos, impulsos e recordações. Ela ficou perdida e esquecida por muito, muito tempo. Ela é a fonte, a luz, a noite, a treva e o amanhecer. Ela é o cheiro da lama boa e a perna traseira da raposa. Os pássaros que nos contam segredos pertencem a ela. Ela é a voz que diz, "Por aqui, por aqui".
Ela é quem se enfurece diante da injustiça. Ela e a que gira como uma roda enorme. É a criadora dos ciclos. É à procura dela que saímos de casa. É à procura dela que voltamos para casa. Ela é a raiz estrumada de todas as mulheres. Ela é tudo que nos mantém vivas quando achamos que chegamos ao fim. Ela é a geradora de acordos e idéias pequenas e incipientes. Ela é a mente que nos concebe; nós somos os seus Pensamentos."

"Se as mulheres querem que os homens as conheçam, que eles realmente as conheçam, elas têm de lhes ensinar algo do seu conhecimento profundo. Algumas mulheres dizem que estão cansadas, que já se esforçaram demais nessa área. Sugiro humildemente que elas estiveram tentando ensinar um homem sem vontade de aprender. A maioria dos homens quer saber, quer aprender. Quando os homens demonstram essa disposição, é a hora de fazer revelações; não apenas a esmo, mas porque mais uma alma perguntou. "

"0 companheiro certo para a Mulher Selvagem é aquele que tem uma profunda tenacidade e resistência de alma, aquele que sabe mandar sua própria natureza instintiva ir espiar por baixo da cabana da alma de uma mulher e compreender o que vir e ouvir por lá. O bom partido é o homem que insiste em voltar para tentar entender, é o que não se deixa dissuadir."

"Portanto, a tarefa primitiva do homem consiste em descobrir os nomes verdadeiros da mulher, não em usar indevidamente esse conhecimento para ganhar controle sobre ela, mas, sim, para captar e compreender a substância luminosa de que ela é feita, para deixar que ela o inunde, o surpreenda, o espante e até mesmo o assuste. Também para ficar com ela. Para entoar seus nomes para ela. Com isso os olhos dela brilharão. E os dele também."

"É bom ter muitas personas, colecioná-las, costurar algumas, recolhê-las à medida que avançamos na vida. Quando vamos envelhecendo cada vez mais, com uma coleção dessas à nossa disposição, descobrimos que podemos ser qualquer coisa, a qualquer hora que desejemos."

17 comentários:

  1. ai q massa q vc tbm é uma leitora de clarissa! vou visitar sua farmácia mais vezes
    abraço
    prazer em conhecer uma mulher selvagem!
    cris

  1. pocket novel disse...:

    minha farmácia está em cadernos perdidos... obrigada por emprestar a sua...

  1. Anônimo disse...:

    O eu feminino deve ser resgatado e devemos contribuir para que todas tenham a oportunidade de conhecer e ter acesso as suas forças naturais que ainda são roubadas pela sociedade em geral e por nossas relações particulares...

    Adorei!!! Todas devem ler Clarissa!!!

    Beijoss...Karine Lessa

    Parabéns!!!

  1. Catarina Beleza disse...:

    Muito interessante! De que livro retiraste estes textos?

  1. Anônimo disse...:

    Estou encantada pelos escritos de Clarissa! Simplórios e belíssimo!

    Beijos,

    Julia Blanck

  1. Anônimo disse...:

    Fantástico encontrar alguém que, como eu, se aprofundo nos estudos desse maravilhoso livro. Parabéns pela página.
    Abraços
    Daniela

  1. Anônimo disse...:

    Sou uma grande admiradora de Clarissa Estés,pelo Mulheres que correm com os lobos, mas pelo seu trabalho pelo mundo.Tive o prazer de trocar correpondencia com ela qdo minha novela O dia das Lobas foi estudado em Boulder.Perdi o contato, mas achei seu bolg poque estou tentando me comunicar com ela novamente.
    Abraços

    Nilza Amaral

  1. Marisa Grego disse...:

    Muito bom o livro de Clarissa, Mulheres que Correm com os Lobos...tenho aprendido a me conhecer melhor...valeu!!!

  1. Anônimo disse...:

    Adorei ler Clarissa! Recomendo à todas mulheres que passam pelo meu caminho e sinceramente, mulheres que correm com lobos se tornou a minha bíblia...quando estou perdida nas minhas emoções , apenas retorno áquelas maravilhosas páginas e me resgato ali mesmo...vamos viver nosso eu feminino e se no mundo tivessem mais mulheres que pensam assim, nosso universo seria bem mais macio...vamos nos redescobrir! Valeu mesmo!

  1. Gomes disse...:

    gostei muito do seu blog minha psicóloga foi quem me indicou o nome dela é Cleusa)

  1. b disse...:

    DESPERTEI.
    Grata.

  1. Unknown disse...:

    Tenho seu livro:"Mulheres que correm com lobos".É simplesmente, fantástico!
    Obrigada pelo despertar!Abraço

  1. maristela moro disse...:

    Clarisse é maravilhosa, entende como nínguem a alma feminina e a transcreve com maestrina para palavras. Parabéns Clarisse, amo suas obras, e feliz de todas as mulheres que tiverem acesso ao livro ou que possa ouvi-la.
    Beijos e que Deus nos abençoe sempre.

    Maristela Lautenschlager Moro

  1. Vera Martins Rossi disse...:

    Belíssimo o livro, MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS! Impossível sermos os mesmos de antes depois dessa leitura tão forte e tão densa. ADOREI!
    Vera Rossi

  1. Calydoscópio disse...:

    Como a Clarisse nos ensina, nós mulheres, tanto as que ainda serão iniciadas bem como as veteranas em diversos ritos de passagens (pois sempre existe uma iniciação a mais) estamos em constantes processos de iniciação, momentos de verdadeiro enriquecimento em nossas vidas, se soubermos sabiamente aproveitar e sorver tais circunstâncias. Somos talhadas a cinzel e, por isso mesmo, vitoriosas, ainda que carreguemos as inevitáveis marcas que insistem em se incrustarem em nossas peles e em nossas almas.

    Ou serão troféus?

  1. Unknown disse...:

    amo frases sobre lobos

  1. Margareth Ribas disse...:

    nÃO É UMA LEITURA SIMPLES. MAS É MARAVILHOSO

Postar um comentário